Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Perguntas frequentes sobre como é uma consulta com o psiquiatra


Quem é o psiquiatra?

Psiquiatria é uma especialidade médica, que necessita de 06 anos de medicina e mais 03 anos de residência médica. É uma das áreas mais fascinantes da medicina, ao lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos do ser humano. O psiquiatra é o médico da qualidade de vida, do bem estar emocional e da busca natural pela felicidade.

Como é a consulta com o psiquiatra?

A consulta em psiquiatria começa com uma história clínica detalhada, por isto, ouvir o paciente é essencial, mas também é importante realizar algumas perguntas direcionadas.

Exame físico também pode ser realizado quando existem queixas específicas.

Exame psíquico começa quando o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa de aspectos do comportamento, vigilância, discurso, pensamento, humor, atenção e outros.

O exame psíquico pode ser complementado por meio de testes, escalas e questionários. Exames complementares são solicitados ajudar investigação ou excluir diagnósticos diferenciais.

Qual é a frequência das consultas?

Geralmente, as consultas começam mensais e, a medida que o tratamento evolui, a frequência vai se espaçando para 2, 4 e 6 meses até o momento de alta.

Existe retorno?

Em geral, não. Retorno é uma consulta de cortesia, que pode ser oferecida a alguns casos de acordo com a necessidade analisada.

Como é o tratamento?

O tratamento em psiquiatria envolve o uso de medicamentos, psicoterapia e orientações sobre comportamento e estilo de vida. Os medicamentos utilizados agem no sistema nervoso central, restabelecendo a capacidade do cérebro de equilíbrio emocional e bem estar.

O tratamento causa dependência?

Não. Os medicamentos prescritos de forma correta não causam dependência.

Quanto tempo demora para melhorar?

A melhora começa no dia em que você tomou a decisão de iniciar o tratamento. Os medicamentos iniciam seus efeitos já no primeiro dia, mas necessitam de 15 a 20 dias para que uma resposta efetiva se consolide.

E se surgirem efeitos colaterais?

Efeitos colaterais, se surgirem, tendem a ser leves e passageiros. Por isso vale a pena manter os medicamentos até o organismo adaptar-se.

Quanto tempo dura o tratamento?

A duração do tratamento varia de acordo com cada caso. É muito importante seguir o tratamento até o final para evitar recaídas.

E se for indicada psicoterapia?

Quando existe indicação, o médico encaminha o paciente com um relatório detlhado ao psicólogo, para que a psicoterapia torne-se mais direcionada e efetiva.