Expressar sentimentos diminui ansiedade e fobia


Pode simplesmente descrever seus sentimentos em momentos estressantes pode reduzir o medo e ansiedade?

Fobia psiquiatra florianopolisUm novo estudo da Universidade de Los Angeles sugere que a nomear e expressar suas emoções no momento preciso em que você está enfrentando o que você teme pode realmente ter esse efeito.

Os psicólogos pediram que 88 pessoas com medo de aranhas se aproximassem de uma tarântula grande. Os participantes foram instruídos a andar mais e mais perto da aranha e, eventualmente, tocá-lo se pudessem.

Os participantes foram divididos em quatro grupos e se sentou na frente de outro tarântula em um recipiente em um ambiente indoor. No primeiro grupo, os sujeitos foram solicitados a descrever as emoções que eles estavam enfrentando e para rotular suas reações à tarântula – dizendo, por exemplo, “Eu estou ansioso e assustado com esta aranha feia e aterrorizante.”

“Esta descoberta é única porque ela difere de procedimentos típicos em que o objetivo é que  as pessoas pensem de forma diferente sobre a experiência – para mudar a sua experiência emocional ou mudar a maneira de pensar sobre isso”, disse Michelle Craske, professora de psicologia da Universidade e autora sênior do estudo. “Aqui, não houve nenhuma tentativa de mudar a sua experiência, só afirmar o que eles estavam enfrentando e os resultados foram muito bons”.

O que podemos aprender com isto? Que aceitar-se é um importante passo para superar qualquer problema.

Fonte: K. Kircanski, M. D. Lieberman, M. G. Craske. Feelings Into Words: Contributions of Language to Exposure TherapyPsychological Science, 2012;

Dr. José Hamilton
CRM 17.236

Psiquiatra Florianopolis

 

Deixe seu comentário

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment